15
MAI
2014

Resposta da CP à Acção do Partido Socialista

Posted By :
Comments : 0

Na sequência da acção promovida em Março último pela Concelhia de Beja do PS designada “PS pelos comboios”, anexa-se a resposta agora recebida da CP – Comboios de Portugal, E.P.E.
O P.S. cumpre assim a promessa de divulgar publicamente as respostas da REFER e da CP e encerra a primeira fase desta bem-sucedida ação.

Da resposta da CP destacamos como factores mais positivos o compromisso assumido pela empresa, no ponto 4. da resposta, de manutenção do número das composições diárias que circulam, em ambos os sentidos, entre Beja e Lisboa (4 em cada sentido nos dias úteis e 3 em cada sentido nos dias feriados e fins-de-semana) e o compromisso do ponto 9. da resposta, em que a empresa assume que, em breve, irá agendar uma reunião com as entidades representativas da região com o objectivo de criar parcerias que valorizem e potenciem as viagens de comboio para a região através da promoção e divulgação de programas turísticos.

Como factor extremamente negativo, destacamos a curta resposta do ponto 5. em que se assume que não há condições a curto e a médio prazo para substituir ou melhorar o material circulante que liga Beja a Casa Branca e vice-versa. A CP diz que tentará melhorar as condições de climatização das composições, numa promessa que Verão após Verão se renova mas que teima em não ser efectivamente solucionada, e nada mais. Para as composições “grafitadas”, em que os vidros estão completamente tapados, impedindo a visão dos passageiros para o exterior, por exemplo, nem uma palavra.

Das respostas da REFER e da CP, conclui-se que estão esvaziadas as expectativas de eletrificação da linha até Casa Branca, e de melhoria das condições do material circulante nessa via, o que significa que não há aposta ferroviária para o interior do país, investindo-se, simultaneamente, mais de 420 milhões de euros, nos eixos de passageiros Lisboa-Porto, já excelentemente servido com as composições Alfa Pendular, e na linha do Algarve.

Finda esta fase da acção, o PS agradece a todos os seus militantes e simpatizantes que se empenharam na mesma, à Comunicação Social Regional e local que sempre acompanhou com interesse e atenção esta ação de verdadeiro serviço público e de cidadania, promovida pelo PS/Beja.
A Concelhia de Beja do PS, em função das respostas agora recebidas por parte das duas empresas, promete ficar atenta à concretização dos compromissos assumidos por escrito connosco, e continuará a pugnar, ao lado dos utentes, pela melhoria do material circulante entre Beja e Casa Branca e pela eletrificação desse mesmo troço ferroviário.

O Secretariado da Concelhia de Beja do Partido Socialista

pdf

Faça download do ficheiro