30
DEZ
2013

Voto de Pesar pela Morte de Nelson Mandela

Posted By :
Comments : 0

Faleceu no passado dia 5 de Dezembro Nelson Mandela, figura absolutamente ímpar e incontornável da História Contemporânea.
Líder do Congresso Nacional Africano foi um lutador permanente pelos direitos humanos, pela igualdade e contra a segregação racial oficializada no seu país pelo Apartheid, em 1948.

Esse combate levou-o à prisão entre 1962 e 1990, tornando-o, ainda mais, um símbolo de resistência e um exemplo para todos aqueles que no mundo, por um qualquer motivo, foram ao longo de décadas abusivamente privados dos direitos e das liberdades mais elementares, sem qualquer justificação.

Devolvido à liberdade em 1990, Mandela não deu início a qualquer campanha de vingança contra aqueles, que em nome de uma ideologia, o perseguiram e que segregaram e violentaram os direitos de milhões de cidadãos, durante décadas, na África do Sul.

Pelo contrário, deu-lhes a mão e convidou-os a fazerem parte na construção colectiva de um país onde as pessoas fossem iguais perante a lei, e em que todos tivessem os mesmos direitos e deveres.

Mais do que um grande líder político, que também o foi, Mandela foi acima de tudo um grande líder moral e cívico, não só no seu país mas à escala planetária, sendo um verdadeiro exemplo para outros estadistas em exercício e para as gerações vindouras.

Prémio Nobel da Paz e Presidente da África do Sul, Nelson Mandela deixou marcas que o mundo pôde testemunhar durante as cerimónias fúnebres das semanas transactas.

Perante a morte de um ser humano absolutamente singular, da dimensão de Nelson Mandela, a Assembleia Municipal de Beja, em reunião ordinária de 30 de Dezembro de 2013, formula os seus mais sentidos votos de pesar à República da África do Sul e tudo fará para, no desempenho das suas funções, honrar a memória e o exemplo de Nelson Mandela.

Caso seja aprovada, a presente moção deve ser enviada a Exm.ª Sr.ª Keitumetse Matthews, digníssima Embaixadora da República da África do Sul, em Portugal.

 

Grupo do PS na Assembleia Municipal de Beja